quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O CDS na APPACDM de Viana do Castelo

Os candidatos do CDS-PP deslocaram-se a Viana do Castelo onde visitaram mais uma Instituição de renome, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Os candidatos do CDS-PP foram recebidos pelo Director, Prof. Manuel Domingos e os seus adjuntos. Esta IPSS tem um valor inimaginável no distrito de Viana do Castelo, possui delegações em vários locais do distrito que auxiliam todos os cidadãos com necessidades de cuidados especiais. A Instituição é composta por Centros de Actividades Ocupacionais, Centro de Emprego Protegido de Viana do Castelo, Centros Educacionais e de Formação Profissional, Creche e Jardim-de-Infância, Gabinete de Terapêutica da Fala, Gabinete de Serviço Social, Serviço de Intervenção Precoce, Sector Terapêutico, Terapêutica Ocupacional, Fisioterapia e Serviço de Transportes.
A política defendida pelo candidato Abel Baptista e pelo CDS-PP, de que as políticas estatais deverão passar pelo princípio da subsidiariedade, sendo prioritário o desenvolvimento de todas as funcionalidades das Instituições para uma melhoria na prestação de serviços aos utentes, através de parcerias com as IPSS e Misericórdias, foi fortemente apoiada pelo Prof. Manuel Domingos, Director da Instituição. Pois segundo o Director a subsidiariedade possibilita parcerias e contratualizações entre representantes e representados, propõe ainda estabelecer com os Deputados eleitos pelo círculo de Viana do Castelo projectos que permitam avaliar a aplicação das diferentes medidas de reabilitação e a sua aplicação no distrito de Viana do Castelo.
A visita terminou com o agradecimento por parte do candidato Abel Baptista, por toda a disponibilidade e esclarecimentos prestados, mencionou ainda que para o CDS é necessário dar apoio, não recorrendo apenas às prestações sociais, mas também aos serviços que permitem melhor acompanhamento na doença e invalidez; às instituições de acolhimento durante o dia ou de permanência; a toda a rede de homens e mulheres que tornam possível o apoio domiciliário e as instituições que trabalham com cidadãos com necessidades especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário